Engana-se quem pensa que um paciente procura no atendimento odontológico apenas a solução de um problema bucal. Assim como em outros serviços de saúde, existem diversos fatores que pesam na escolha do paciente por um profissional. Para você ficar atento e se preparar da melhor forma para receber um paciente, listamos 5 elementos que fazem a diferença no atendimento de qualidade.
1. Ambiente
Ter um ambiente agradável para a recepção dos pacientes é essencial, principalmente porque espera-se organização e limpeza em um consultório odontológico. Lembre-se que o ditado “a primeira impressão é a que fica” é tido como verdade por muitas pessoas. Além disso, se o paciente tiver que esperar, garanta que ele vai ter um momento tranquilo. Na sala de espera, opções de entretenimento como revistas e uma TV deixam o paciente mais confortável enquanto aguarda.
2. Atendimento
Estar cadastrado em um plano odontológico não garante a atração de pacientes, além disso, nada assegura que eles vão voltar se não ficarem satisfeitos com o atendimento. Por isso, ofereça aos pacientes o melhor atendimento possível e esteja aberto para atendê-los após a visita no consultório.
3. Acompanhamento
Colocar-se à disposição e acompanhar o paciente até sua recuperação completa demonstra preocupação e dedicação, fatores que contam para a fidelização desses pacientes. Sendo assim, é importante realizar um trabalho cuidadoso e acompanhar o paciente nesse processo até que ele esteja totalmente dispensado do cuidado profissional. Aliás, esse acompanhamento é essencial para prevenir complicações e, caso sejam diagnosticadas, serem tratadas antes que se agravarem. O acompanhamento é também um fator muito importante para o paciente confiar ainda mais no trabalho do profissional.
4. Preço
É claro que o bom atendimento é um dos principais fatores para um paciente escolher o seu consultório. Contudo, o preço também é um fator de decisão. Pesquise os seus concorrentes e acompanhe o valor médio praticado para cada procedimento. Se o paciente perceber que o seu preço está muito fora do que ele procura, é muito provável que ele opte por outro especialista.
5. Brindes
Apresentar um atendimento satisfatório também engloba conquistar os pacientes. Assim sendo, surpreendê-los com brindes ou descontos, por exemplo, é fundamental para deixá-los mais satisfeitos. Que tal montar kits com escovas personalizadas, fio dental e pastas para os novos pacientes? Dessa forma, sempre que ele for realizar sua higiene diária, vai lembrar de você.
E você, em qual desses fatores aposta para atrair e fidelizar seus pacientes?