Se é comum você acordar com dor de cabeça, sentindo os músculos da mandíbula tensionados ou rígidos, você pode estar com bruxismo – nome dado ao ato de ranger ou apertar dos dentes durante o sono. O problema pode acarretar, além dos sintomas já citados, o desgaste dos dentes, provocando sensibilidade e, em casos mais graves, a disfunção temporomandibular (DTM).
Apesar do diagnóstico ser feito apenas por um especialista, é possível perceber alguns sinais que indicam que você pode estar apertando os dentes.
Como descobrir se tenho bruxismo?
Quem range os dentes à noite não costuma perceber que tem esse hábito. É comum o parceiro ouvir o barulho durante o sono e alertar que existe algo errado. Mas se você desconfia que está rangendo os dentes à noite, com um pouco de atenção, é possível notar os sinais do bruxismo.
Dor de cabeça ou em outras regiões da face pela manhã, sensação de rigidez nos músculos da mandíbula, estalos ao mastigar, dentes doloridos e sensíveis, dor de ouvido, entre outros sintomas podem indicar a ocorrência do distúrbio.
Outra forma de perceber o problema é indo ao dentista. O profissional é capaz de avaliar se os dentes estão desgastando, se o esmalte está rachado ou se existe retração da gengiva, sintomas frequentes do distúrbio. O especialista também pode tocar pontos da cabeça e pescoço a fim de encontrar regiões doloridas devido ao pressionamento dos dentes.
Já notei os sintomas, o que devo fazer?
O primeiro passo é buscar a ajuda de um especialista. Ele irá diagnosticar o distúrbio, auxiliar no controle e indicar outros tratamentos. Principalmente porque uma das causas mais apontadas para o surgimento do bruxismo é o estresse. Além dele, a ansiedade, problemas do sono, o vício em álcool e em outras drogas também são indicados como fatores que originam o distúrbio.
Sendo assim, controlar essas causas, buscando técnicas de relaxamento e abandonando os vícios, é tão importante quanto usar medidas paliativas, tal como as placas oclusais. No entanto, como complemento do tratamento, o uso da placa é fundamental, já que ela previne o desgaste dos dentes.
Quer saber mais sobre o Bruxismo? Leia nosso Manual do Bruxismo clicando aqui!
Você já pensou que pode estar apertando os dentes durante a noite ou notou alguns desses dos sintomas? Deixe um comentário!