É só uma feridinha que surge na língua, parte interna da bochecha ou gengiva e, apesar de pequena, pode gerar um grande desconforto. Quando a afta aparece, não tem como não se sentir incomodado. E todo mundo já teve essa sensação. Fica difícil comer, beber e às vezes até falar. Sua causa é difícil de definir, já que tem muitas relações e vai desde um trauma no local até mesmo o estresse físico e emocional.
Afta x herpes
Apesar da afta ser confundida com o herpes, eles são bem diferentes. As lesões do herpes aparecem do lado externo da boca, próxima aos lábios e formam crostas na região. Diferente da afta, o herpes é um vírus e pode ser transmitido durante a sua manifestação por meio de contato físico direto ou se você compartilhar objetos. A afta aparece sempre na parte interna da boca, é avermelhada e pode ter o centro acinzentado. No começo ela é menor, mas pode piorar e crescer ao longo dos dias.
Mas existem formas de prevenir o aparecimento dessa inflamação:
- Cuide da sua alimentação
Um dos motivos da afta aparecer na sua boca pode ter a ver com falta de vitaminas, por isso, uma dieta equilibrada que inclui diversos tipos de alimentos supre as necessidades desses nutrientes, além de aumentar o poder de defesa do seu corpo, fazendo com que a afta não consiga se desenvolver.
- O aparelho é um armadilha
Para quem usa aparelho, o cuidado deve ser maior, porque os braquetes podem começar a pegar na mucosa e causar um trauma, desencadeando a afta. O ideal é usar cera ortodôntica nos braquetes que estiverem incomodando, assim você evita que eles machuquem a bochecha.
- Atenção à higiene bucal
A falta de higiene bucal não está diretamente ligada ao aparecimento das aftas, mas pode causar a periodontite e a partir dela surgir as lesões. A escovação deve ser cuidadosa, fazendo movimentos contrários a raiz dos dentes, para evitar a retração gengival. A escolha da escova também é importante, cerdas muito duras podem machucar a mucosa e qualquer lesão é a porta de entrada para a afta.
Como tratar
Depois de sete dias, a afta tende a desaparecer, mas como pode causar muito incômodo, o melhor é que ela seja tratada. Para isso, um especialista deve indicar pomadas analgésicas, anti-inflamatórios ou soluções para aplicar diretamente na parte lesionada. Essas medicações aliviam o desconforto e auxiliam no processo de cicatrização. A Dentalclean possui um antisséptico que contém os extratos de própolis e calêndula, essas substâncias naturais também ajudam no processo de cicatrização.
Intervenções caseiras, como o uso do bicarbonato de sódio, limão e vinagre devem ser evitados. Além de não terem o efeito desejado sob a afta, podem piorar a situação da lesão e causar uma queimadura.