Você já deve saber que uma rotina de higiene é importante para sua saúde bucal. Também deve conhecer que o consumo excessivo de certos alimentos podem manchar os dentes ou desencadear processos de cárie. Mas, além desses, existem outros hábitos que também são prejudiciais ao seu sorriso e que você possivelmente desconhece. Veja 7 deles e tenha uma boca totalmente saudável.
1. Roer as unhas
O hábito é bem comum, mas absolutamente prejudicial. Além da interferência na saúde da unha, roer as unhas pode desgastar os dentes e levar à sua boca germes, fungos e bactérias que vivem abaixo da unha. O contrário também acontece, quando as bactérias da boca passam para a unha, deixando-as mais fracas. Se você quer preservar o seu sorriso e a deixar suas unhas mais bonitas, o melhor é controlar essa mania.
2. Usar palito de dentes
Usar o palito logo após a refeição ainda é muito comum. No entanto, é hora mudar esse hábito. Pelo seu formato pontiagudo, o palito pode machucar a região da gengiva e causar lesões. Sem contar que a prática não é nada educada, ainda mais quando estamos sentados à mesa após uma refeição. Procure dar preferência pelo fio dental, já que esse é feito exatamente para atender o objetivo de limpar os dentes e não oferece riscos.
3. Abrir garrafas com os dentes
Você com certeza já viu alguém se gabar por conseguir abrir uma garrafa com o dente, mas esse hábito é um grande erro que só prejudica a saúde bucal. A atitude pode ter consequências sérias, como a perda de um dente. Além disso, pode provocar a quebra de restaurações ou mesmo um corte na gengiva ou lábios. Aliás, não utilize os dentes para outras funções senão às atribuídas a eles.
4. Não ir ao dentista
A visita periódica a um profissional está atrelada à prevenção de doenças e a diagnósticos precoces. Por isso, deixar de ir ao dentista é uma péssima decisão se você preza pela sua saúde bucal. O ideal é fazer uma consulta pelo menos a cada 6 meses. Adiar esse momento pode piorar a situação de uma doença.
5. Esquecer de beber água
Você bebe água com frequência ou limita-se com dois ou três copos por dia? Se você está mais para a segunda opção, saiba que esse seu hábito precisa mudar. E se você pensou “eu não bebo água”, fique atento. Esse líquido primordial para nossa sobrevivência é também muito importante para a saúde bucal. A água ajuda na produção de saliva e melhora a limpeza natural dos seus dentes, removendo os restos de alimentos que podem ser um gatilho para a cárie.
6. Usar a mesma escova por muito tempo
É recomendado que se troque a escova dental a cada três meses. Mas nem sempre esse prazo é ideal para todos os tipos de escova. O melhor é observar se ela não está com as cerdas desgastadas, caso esteja, essa é a hora de trocar. Assim você evita que ela cause algum problema na gengiva.
7. Mastigar sempre do mesmo lado
Com certeza você – involuntariamente – elegeu um lado para mastigar com mais frequência. No entanto, esse hábito pode prejudicar a arcada dentária e até desajustá-la. Por isso, é importante variar no lado em que você usa para mastigar. O problema na arcada, quando não tratado, pode atingir a musculatura e causar problemas na articulação da mandíbula.
Você sabia sobre todos esses hábitos errados? Conte-nos deixando um comentário.