É normal consultarmos o dentista para tratarmos uma cárie ou alguma doença periodontal. E sempre que surge uma mudança na boca, é para esse profissional que recorremos. No entanto, não imaginamos que certos sintomas que se manifestam na boca podem estar relacionados à doenças em outras regiões do corpo.
O ponto positivo é que os sintomas servem de alerta para buscarmos um tratamento, ainda que inicialmente seja com o odontologista. O profissional também saberá reconhecer que o problema não tem origem na boca, e irá indicar um médico especializado. Veja algumas doenças que podem refletir na sua saúde bucal:
Sífilis
A sífilis é causada por uma bactéria e, na maior parte dos casos, é transmitida por contato íntimo sem preservativo. Como possui três estágios, a manifestação da doença ocorre de diferentes formas. No primeiro, a doença pode provocar úlceras, chamadas de cranco, apesar de indolor, esse sintoma deve receber atenção, já que identifica o início da doença. Já no segundo, manchas esbranquiçadas podem surgir na boca, bem como diversas lesões com aparência verrugosa. No estágio mais grave, as lesões na pele, boca e nariz se intensificam e problemas cardíacos, nos ossos, músculos e no sistema nervoso podem aparecer.
Leucemia
A leucemia tem origem na medula óssea e atinge o sangue. Tem como característica sintomas que causam inchaço na gengiva e a ocorrência de sangramentos sem nenhum motivo natural. Tais sintomas devem indicar a busca por um odontologista, que irá investigar os sinais e, se necessário, recomendar a consulta com um médico.
Câncer bucal
O HPV é um vírus transmitido na relação sexual e geralmente tem a ver com os casos de câncer de colo e útero. Contudo, ele também pode ser um dos vilões dos tumores de cabeça e de pescoço. Já na boca, o vírus forma verrugas, as quais podem evoluir para algo mais grave, por isso é importante atenção se esse sintoma não desaparecer em duas semanas.
Anemia
A anemia, que se manifesta devido a falta de ferro no organismo, pode causar um despapilamento da língua, dando a essa região um aspecto liso, mais brilhante e seca. Além disso, a boca fica mais vermelha e podem surgir feridas nos cantos. Qualquer alteração, procure um especialista.
Refluxo gastroesofágico
O mau hálito pode ter diversas origens, uma delas é o refluxo gastroesofágico. Essa é uma condição em que o conteúdo do estômago volta para esôfago, devido ao mau funcionamento de uma válvula responsável por evitar que isso aconteça. O conteúdo do estômago é composto por ácido e pepsina, que causa mau hálito e um odor desagradável.
Diabetes
Os pacientes diabéticos podem apresentar um hálito cetônico desagradável, semelhante ao de frutas envelhecidas. Como eles têm dificuldade para absorver a glicose, acabam metabolizando proteína para produzir energia, o que causa o mau hálito. Além disso, inflamações da gengiva são mais frequentes, bem como a boca seca, provocada pela hiperglicemia, a qual dificulta a produção de saliva e faz com que o diabético sinta mais sede.
Cirrose hepática
Conhecida por ser uma doença originada pelo álcool, a cirrose hepática também é causada pelo excesso de gordura no fígado e a ação de alguns vírus. Se o tratamento não for feito a tempo, ela tende a se tornar crônica e afetar a saúde como um todo. A doença pode se manifestar pela boca, deixando partes dessa região amareladas e esverdeadas. Bolhas e erosões também podem surgir na boca, além da palidez da língua. O chamado odor hepático é outra manifestação da doença, causando um hálito forte no indivíduo.
AIDS
A doença provocada pelo vírus HIV pode aparecer aqui por meio de gengiva inflamada, placas esbranquiçadas, linhas verticais brancas na região lateral da língua e aftas de grande extensão. O sistema imune enfraquecido pela infecção possibilita que outros micro-organismos tomem conta do espaço e ocasionem diversas complicações.
Infarto do miocárdio
Apesar de não apresentar nenhum tipo de lesão na boca, o infarto do miocárdio pode provocar uma dor que irradia na mandíbula, levando o indivíduo a buscar um dentista, já que tende a ser confundida com uma dor de dente. Nesses casos, o dentista deve analisar o paciente e encaminhar o mais rápido possível a um pronto socorro.
Depressão
A doença pode causar muitos sintomas físicos. Entre eles náuseas, diarréia, calor ou calafrio, dores musculares, tontura e boca seca. Esse último sintoma pode facilitar o desenvolvimento de problemas bucais e dificultar a mastigação e deglutição, piorando o estado do paciente.
Você já imaginou que tantas doenças podem interferir na saúde bucal?
Acesse o site e conheça toda linha de produtos Dentalclean: www.dentalclean.com.br