Se você foi resolver seu sorriso amarelo e acabou ficando com sensibilidade nos dentes após o clareamento, o melhor remédio para sensibilidade nos dentes após clareamento é usar cremes dentais próprios para sensibilidade, além de evitar o consumo de alimentos quentes, gelados ou cítricos por alguns dias. Se a sensibilidade persistir, consulte seu dentista.
Você já tirou o aparelho ortodôntico e só faltava aquele brilho para ficar com o sorriso maravilhoso, certamente não esperava ter que lidar com a dor nos dentes causada após o clareamento.
Muitas pessoas ainda resistem ao desejo de clarear os dentes por medo de sofrer com a sensibilidade nos dentes após o clareamento e de que o procedimento seja capaz de enfraquecer os dentes, acreditando que os dois fatos estejam ligados.
Na realidade, a sensibilidade maior que pode surgir após o clareamento apresenta um bom sinal: significa que o dente ainda tem vitalidade, ou seja, demonstra resposta aos estímulos provocados!
Então keep calm! Vamos entender melhor as causas para poder lidar com a dor e descobrir qual é o remédio para sensibilidade nos dentes após clareamento.
Por que temos sensibilidade nos dentes após clareamento?
Ao consultar seu dentista ele irá apresentar diversas opções e produtos usados para o clareamento dos dentes, alguns podem ser feitos até mesmo em casa, outros precisam ser administrados por um profissional no consultório odontológico. E mesmo tendo todo o cuidado, muitas vezes as pessoas apresentam dentes sensíveis após o clareamento.
A má notícia é que segundo pesquisas, 78% das pessoas têm sensibilidade dentinária após fazer um clareamento dental externo, com o tradicional peróxido de carbamida (aquela espécie de gel que aplicamos sobre os dentes). Mas não se assuste, é apenas uma reação comum e passageira, que pode ser bem tranquila se você estiver se preparado para lidar com ela.
Essa sensação ocorre com frequência durante o início do tratamento clareador. Dependendo da concentração do produto usado no clareamento, ele pode afinar a superfície do esmalte protetor do dente em um nível microscópico, uma vez que o produto utilizado no processo entra em contato com a região perto da gengiva, expondo os nervos da dentina.
Para evitar que isso aconteça, o dentista responsável deve recomendar um gel com concentração adequada para o paciente, existem vários tipos então é fundamental que a escolha seja feita por um profissional.
Produtos como cremes dentais branqueadores (salvo os que contenham peróxido) podem causar menos sensibilidade, porque tratam apenas a superfície dos dentes. Além disso, diferentes pacientes podem obter resultados diferentes usando o mesmo produto, pois depende do estado em que se encontram os dentes e do ph da saliva de cada pessoa. Lembrem-se, somos todos diferentes e cada uma tem suas características 😉.
Em geral, os géis usados em moldeiras – assim como alguns produtos para clareamento de venda livre – apresentam maior potencial para causar sensibilidade dentinária após o branqueamento.
Melhor remédio caseiro para sensibilidade após clareamento
A sensibilidade dos dentes e da gengiva é, em geral, temporária e desaparece quando termina o tratamento de clareamento dental. Ufa! Não existe um remédio caseiro para sensibilidade nos dentes, mas cuidados que você pode fazer em casa para amenizar a dor.
Restrição Alimentar
É chato levar uma vida um pouco mais morna? Sim, mas calma! É somente até a sensibilidade sumir de vez: com uma pequena flexibilização na dieta, você pode esperar o cafezinho esfriar e cortar o gelo daquele suquinho por dois dias depois do clareamento! Também pode evitar durante esses dois dias ingerir frutas cítricas e outros alimentos ácidos. O seu esmalte dental ficaria aliviado, que tal?
Maior espaçamento de tempo entre as aplicações
Além disso, se o seu tratamento indicado pelo dentista é daqueles de moldeira com gel, feito em casa, converse com esse profissional sobre a situação desconfortável da sensibilidade: certamente ele irá indicar a aplicação do gel em dias alternados e não consecutivos.
Trocar a pasta de dente comum por um gel dessensibilizante
Uma palavra estranha, mas que remedia bastante a sensibilidade nos dentes após clareamento. São pastas de dente para tratamento de sensibilidade, elas contém um tipo de “remédio” em sua composição. Para amenizar a dor causada durante e após o clareamento dental.
Se você quiser entender como os géis dentais dessensibilizantes funcionam, assista esse vídeo que explica de forma bem didática. A regeneração do esmalte acaba com a sensibilidade após clareamento.
Utilize produtos específicos para o combate a sensibilidade
Para quem tem sensibilidade dentária, até escovar os dentes é difícil. Por isso, para combater você precisa estar aliado a produtos especializados e de qualidade. Utilize as escovas ultra macias, para evitar machucar as gengivas ou desgastar mais o esmalte. Experimente também cremes ou géis dessensibilizantes, que ajudam a bloquear os nervos da dentina expostos.
Uma boa batalha seria vencida com o nosso Regenerador Diário + Sensitive. Sua fórmula inovadora repõe os minerais do esmalte, que se integram aos dentes e até mesmo reduz a cárie em estágio inicial.
O gel Regenerador Diário + Sensitive cria uma camada protetora na região da terminação nervosa dos dentes, reduzindo os sintomas da sensibilidade. Seus dentes ficam protegidos por até treze horas e livres de 99% dos germes. Experimente, comprove e surpreenda-se!
Clique aqui para encontrar esse produto mais perto de você e resolver essa dorzinha chata