A primeira consulta com o odontologista pode ser um experiência complicada para a criança. Isso porque é comum os pequenos serem um tanto quanto relutantes na hora da escovação ou qualquer outro procedimento que obrigue ele ficar parado. A situação fica ainda pior quando você adia a visita, deixando para levá-lo à consulta apenas quando surge um problema.
Leve a criança desde pequena
O ideal é levar seu filho no dentista desde muito pequeno. Quando surgir o primeiro dentinho, você deve procurar um especialista para te orientar na higiene bucal do pequeno. Assim, ele irá se acostumar com as consultas periódicas e criar proximidade e confiança com o odontologista.
Incentive seu filho a cuidar da saúde bucal
É importante sempre estimular a criança a fazer da higiene bucal uma rotina diária e necessária. Além do incentivo dentro de casa, você pode adquirir kits de escovação infantil para o pequeno levar à escola. Com o personagem favorito, ele vai se animar na hora de escovar os dentes.
Encontre profissionais especializados
Os consultórios de odontopediatria são preparados para receber crianças com objetos lúdicos, de forma que o paciente fica à vontade com o ambiente. Além disso, esses profissionais sabem lidar com crianças, respeitando o comportamento e utilizando técnicas de psicologia infantil para driblar o medo e a ansiedade.
Faça com que a criança te acompanhe
Sempre que possível leve o pequeno na sua consulta com o dentista e seja o exemplo. Dessa forma, ele vai perceber que é algo normal e todo mundo (até seus pais!) devem passar pelo odontologista. Mas lembre-se de não demonstrar medo perto do seu filho, mesmo que você não goste da visita ao dentista. A criança pode perceber que você teme a consulta e ficar apreensiva.
Nunca coloque medo
Não fique ameaçando a criança nos momentos em que ela se mostra desobediente. Nada de dizer que o dentista vai arrancar o dente se ela não permitir escová-lo. Isso pode despertar um medo ainda maior e, quando for necessário uma consulta, a criança pode ficar bem resistente em aceitar a visita. Haja com naturalidade e explique que o profissional irá cuidar da saúde dela assim como o pediatra.
E você, como tem preparado seu filho para a primeira consulta com o dentista? Conte-nos o que está fazendo para deixá-lo tranquilo.