A má higiene bucal pode causar inúmeros problemas de saúde, além de deixar a pessoa exposta a diversas situações constrangedoras. Imagina sair para almoçar, encontrar um amigo e conversar horas com ele até que, ao chegar em casa, perceber que um alface estava preso no dente o tempo todo. Que atire a primeira pedra quem nunca passou por isso. Para evitar que o constrangimento se repita, não há como fugir, é preciso realizar a higiene completa e da forma correta.
Não se esqueça do fio dental
O fio dental é essencial para manter a limpeza da boca. Isso porque o processo de uso do fio retira os resíduos de alimentos que se depositam entre os dentes e que provocam o surgimento da placa bacteriana. O problema pode desencadear doenças periodontais, prejudicando ainda mais a busca pelo sorriso saudável.
Vale ressaltar que a escovação também faz parte do processo de uma boa higiene bucal. No entanto, o fio e a escova são complementares, de modo que usar apenas um ou outro é deixar espaço para a formação da placa. O motivo é que a escova realiza uma limpeza geral e o fio entra nos espaço em que a escova não alcança. Por isso é tão importante utilizar os dois todos os dias.
Como incluir esse hábito na sua rotina?
- Ainda que passar o fio também limpe parte dos dentes, a sensação de refrescância da escovação traz uma ideia maior de limpeza. Por isso, o melhor é passar o fio dental antes da escova. Assim, a chance de abandonar o processo por já se sentir com a boca limpa é menor.
- Escreva em um post-it colorido que deve passar o fio dental e cole no espelho do banheiro. Dessa forma, toda vez que for ao banheiro escovar os dentes, vai lembrar que é necessário realizar a limpeza com o fio primeiro.
- Não adianta achar que vai começar passando o fio dental um dia e no dia seguinte terá o hábito para sempre. Contudo, inserir o processo aos poucos pode ajudar. No primeiro dia passe o fio em apenas um dente. No dia seguinte em dois e assim por diante. Ainda que limpar apenas um ou dois dentes não seja suficiente, ir devagar irá te auxiliar a criar um hábito saudável e duradouro.
- Tenha sempre um na bolsa. Com isso, mesmo quando você for comer fora, não terá desculpa para deixar o fio dental de lado. O produto é prático e cabe em qualquer espaço sem pesar.
- Lembre-se dos benefícios que uma boa higiene bucal traz. Você se protege de doenças como cáries, periodontite e gengivite. Além disso, fica livre do mau hálito e de possíveis constrangimentos.
Como passar o fio dental corretamente?
- Após as refeições, aguarde 30 minutos para realizar a higiene. Esse é o tempo que a saliva leva para agir e neutralizar a acidez dos alimentos na boca. Depois disso, você pode cumprir sua rotina normalmente.
- O ideal é pegar um fio longo e passar uma parte em cada área. Ou seja, a mesma parte do fio não deve ser aplicada em mais de um espaço, já que assim você corre o risco de levar as bactérias de um lugar para o outro.
- Passe o fio dental com movimentos suaves de frente para trás e de baixo para cima, como se estivesse polindo um sapato.
E você, tem o hábito de passar fio dental? Deixe um comentário e conte-nos como insere esse processo na sua rotina.