Os dentes sensíveis podem causar muito incômodo e privar nossa rotina alimentar. Um café quente pela manhã ou mesmo um sorvete após o almoço é suficiente para desconforto surgir. Além disso, só de pensar em passar o fio dental você já sente calafrios. Para aliviar esse problema, existem alguns hábitos que podem ser colocados em prática.
O que é?
A sensibilidade nos dentes ocorre quando a dentina (tecido abaixo do esmalte dentário) ou as raízes ficam expostas e em contato com os alimentos. As principais causas do problema envolvem a retração da gengiva e o desgaste do esmalte.
Quando a causa é a retração da gengiva, o motivo pode estar na escovação. Aplicar muita força ao escovar os dentes acaba empurrando a gengiva para baixo, deixando a raiz exposta. Além disso, exagerar na escovação provoca o desgaste do esmalte, o que também leva à sensibilidade dental. A corrosão na camada protetora também pode ter relação com o bruxismo e o consumo excessivo de comidas e bebidas ácidas.
Como evitar?
A sensibilidade nos dentes causa muito desconforto e irritação. Além de nos privar de alguns alimentos habitualmente consumidos. Por isso, procurar ajuda para solucionar o problema é muito importante para ter uma rotina mais tranquila e sem incômodos.
O primeiro passo para o alívio é procurar um especialista. Ele vai saber indicar a causa e determinar o tratamento mais recomendado. O odontologista irá averiguar se sua rotina diária de higiene bucal está adequada e também poderá te ajudar com uma técnica de escovação apropriada para dentes sensíveis.
Para evitar o problema, é importante você tomar cuidado com alimentos ácidos, como tomate, limão, laranja e vinagre. Além de bebidas que podem desgastar o esmalte, tais como refrigerantes e cervejas. Aqui a dica é consumir com moderação e não escovar os dentes imediatamente após comer ou beber esses alimentos. Os ácidos podem reagir com o creme dental e agravar a corrosão.
Se o objetivo é amenizar as dores, você deve tomar alguns cuidados. Existem produtos voltados para quem sofre com esse problema. Entre eles, cremes dentais que ajudam a bloquear os túbulos da dentina expostos e escovas ultra macias, que visam limpar suavemente sem empurrar a gengiva, nem desgastar o esmalte. Fazer bochechos com flúor também auxilia na diminuição das dores.
Tem mais dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário! Vamos te responder.
Agora que já sabe como cuidar da sensibilidade, que tal conhecer 7 sinais de que você precisa usar aparelho?